quinta-feira, 14 de julho de 2016

Cascatas de Sintra

Durante algum tempo  estarei ausente da Net e como ainda não tinha partilhado uma das minhas últimas caminhadas de há cerca de quinze dias atrás resolvi fazê-lo agora.  Tive conhecimento que existiam algumas cascatas nos campos próximos que ainda não conhecia e resolvi aventurar-me nas suas descobertas.  Só que nesta época de verão estão com pouco caudal e uma delas sem gota de água.

Cascata de Bajouca (Fervença)
 Aqui o acesso é bastante difícil

 Cascata de Fação (sem água) ficando num vale (com produtos hortícolas) muito bonito como poderão observar nas fotos.

Embora na foto (centro) não se note, mas pelo aspecto penso que a queda de água será neste local , embora tivesse ficado com muitas dúvidas. Em cima existe uma pequena protecção que me leva a crer que se seja aqui.




Daqui parti para a Cascatas de Anços - Rio Mourão, que já mostrei em tempos, também com as quedas de água reduzidas, mas repleta de banhistas, pelo que tirei poucas fotos.  Embora tenha chovido bastante no inverno e primavera, o tempo quente  e a ventania que se faz sentir constantemente  origina a que os caudais sejam diminutos.


  Valeu pelo arvoredo e vegetação e por uma espécie de alpinismo;)) que tivemos de efectuar para chegar até lá.






Deixo aqui o link  de um Blogue - Conquistar Cascatas  por Marco Rodrigues, por onde me orientei e onde poderão observar que, embora de pequenas dimensões, as cascatas do concelho de Sintra são bastante interessantes. Talvez a época de maior caudal seja na primavera. Nessa altura tenciono fazer os mesmos percursos para as fotografar em pleno. Há ainda mais duas ou três que não sabia da sua existência  onde oportunamente também tenciono deslocar-me.

Até breve, amigos.
Abraços. Ailime



19 comentários:

  1. Olá, Ailime...
    Boa 5a feira...
    Fotos muito bonitas, com bastante verde e beleza maravilhosa de se contemplar...
    Até breve, boa pausa!
    (O Vida & Plenitude está c problema de atualização, coisa desagradável do blogger/tentei de várias formas!)
    O meu abração

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, querida amiga Ailime!
    Também recorro a outros blogs para fazer meus passeios e tem dado certinho...
    Gosto de cascatas e a última que fiz em 'alpinismo' foi em Foz de Iguaçu onde fizemos uma escalada acentuada num dos passeios do Macucos Safari, foi bem linda a vista do alto!
    Passeio com vc e me sinto feliz de ir conhecendo o nosso amado Portugal...
    Bjm e ótimo descanso em família, amiga!

    ResponderEliminar
  3. Lindas fotos! vim agradecer e deixar votos de um bom descanso e tudo de bom! Até a nossa volta!!bjs, chica

    ResponderEliminar
  4. Locais lindos
    Fotos esplêndidas Ailime
    Um bom descanso e até a volta
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Lugares lindos!
    seus passeios sempre bons e frutíferos
    deixa-nos uma vontade de passear também
    de usufruir desses lugares bonitos
    bom descanso!

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Que locais maravilhosos... e que desconhecia por completo...
    Maravilha de imagens!
    Beijinhos! Boas férias!
    E ate breve!
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Um caminhar maravilhoso por estes caminhos que levam às belezas que as aguas nos apresentam pelo seu curso.
    Belas imagens que fazem o desejo de conhecer.
    Abraços Ailime.
    Uma semana abençoada amiga.
    Bjs de paz.

    ResponderEliminar
  8. Ailime...adorei seus fantásticos olhares!
    As cascatas também me fascinam!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  9. Ailime...adorei seus fantásticos olhares!
    As cascatas também me fascinam!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  10. Lindas cascatas, imagens encantadoras. E gostei, igualmente, da vegetação local.
    Bom descanso, Ailime.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Penso que já esteja voltando de férias, e aos blogues, aos pouquinhos, Ailime...
    Agora será a minha vez, de me ausentar por umas semanitas... mas conto estar de volta, lá para o final do mês...
    Espero que tenha tido umas férias excelentes, e retemperadoras...
    Um beijinho grande e até breve!
    Ana

    ResponderEliminar
  12. Olá a todos,
    Estou regressando aos pouquinhos e quero desta forma agradecer a todos os que me visitaram durante a minha ausência.
    Bem-hajam.
    Abraço-vos com carinho.
    Ailime

    ResponderEliminar

Ecos e reflexos que me encantam no dia a dia.
Muito obrigada pela vossa visita e comentários.